São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURITIBA

Superbactéria hospitalar já contaminou 48 pacientes

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Ao menos 48 pessoas foram contaminadas em Curitiba (PR) por superbactérias. A confirmação é da Secretaria Municipal da Saúde. Outros 36 casos estão sob suspeita. Conhecida como superbactéria de crescimento rápido, a Mycobacterium abscessus é resistente a processos de desinfecção hospitalar. Todas as pessoas infectadas passaram por procedimentos cirúrgicos desde o final do ano passado em hospitais da capital.
A bactéria impede a cicatrização de incisões feitas no paciente e provoca o aparecimento de nódulos e secreções. Pode se manifestar entre duas semanas e um ano. No país, há casos registrados desde 2003. A orientação é que pacientes que suspeitem estar com a superbactéria procurem novamente a instituição de saúde onde realizaram a cirurgia e façam um diagnóstico mais preciso.
O Paraná é o 11º Estado a notificar casos, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Rio de Janeiro lidera o ranking, com 972 ocorrências até novembro. O Pará está logo atrás, com 312. O Espírito Santo tem 152 casos e Goiás, 120. O Pará foi o primeiro do país a registrar casos, há cinco anos.
Segundo a Anvisa, medidas de desinfecção hospitalar devem ser reforçadas


Texto Anterior: Crime: Produtora de cinema é presa no Rio sob acusação de injúria racial
Próximo Texto: 3º aeroporto em SP está garantido, diz Jobim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.