São Paulo, sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Helicóptero some após sair de Angra dos Reis

Aeronave, que iria para São José dos Campos, levava o empresário João Verdi de Carvalho Leite e sua mulher, Sônia

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Um helicóptero que decolou de Angra dos Reis (litoral sul do RJ) com destino a São José dos Campos (91 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, está desaparecido desde a madrugada de ontem. Na aeronave viajavam o empresário João Verdi de Carvalho Leite, presidente da fabricante de material bélico Avibrás, e a mulher dele, Sônia.
De acordo com a Aeronáutica, as buscas começaram na manhã de ontem, depois que o Salvaero (serviço de busca e salvamento) foi acionado.
Um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) e um avião do Esquadrão Pelicano foram enviados do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul para sobrevoar todo o trecho entre as duas cidades. Até o início da noite, nenhum sinal do aparelho havia sido encontrado.
Leite e a mulher viajavam em um helicóptero modelo EC 120 Colibri, prefixo PPM-JV, que tem capacidade para cinco pessoas. O próprio empresário pilotava o helicóptero. Segundo o site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o aparelho estava em condições de voar.
A Aeronáutica afirmou que a aeronave decolou anteontem de uma fazenda em Angra dos Reis, mas não soube informar o horário. A previsão era que o helicóptero pousasse em São José dos Campos por volta da meia-noite.
A Avibrás confirmou que no helicóptero viajavam o presidente da empresa e a mulher dele e que o casal possui uma casa em Angra dos Reis. Mas também não soube dizer o local e a hora exata da saída deles da cidade.
O empresário voava em "coordenação livre", ou seja, o trajeto que ele faria não foi comunicado a nenhum órgão de controle do espaço aéreo. Além disso, o EC 120 Colibri, segundo a Aeronáutica, possui um equipamento que manda sinais automaticamente quando o aparelho enfrenta pane e se acidenta, mas nada foi captado pelo Salvaero.
Leite é engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e fundou a Avibrás em 1961.
Roberto Carvalho, que é amigo de Leite e trabalhou com ele na empresa, disse que o empresário tem experiência de aproximadamente 50 anos como piloto e que ele pilota helicópteros há pelo menos 15 anos.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: 3º aeroporto em SP está garantido, diz Jobim
Próximo Texto: Casal é preso acusado de furtar vacina em Goiânia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.