São Paulo, terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Céu da Grande SP registrou 1.500 raios no domingo

DE SÃO PAULO

O céu da Grande São Paulo no domingo à noite parecia uma máquina de fliperama.
"Foram registrados 1.500 raios durante a chuva apenas na cidade de São Paulo", diz Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A capital registra, em média, 70 tempestades por ano. "Essa quantidade de raios é vista, no máximo, duas vezes por ano. Do ponto de vista técnico, pode ser considerado raro", diz o especialista.
O fenômeno é intensificado nas grandes cidades, devido à urbanização e ao concreto. As ilhas de calor nas metrópoles (domingo foi o dia mais quente do ano em São Paulo, 32,3C) e a poluição contribuem para a formação de gelo dentro das nuvens, que dão origem às descargas elétricas.
Em todo o Estado de São Paulo, foram registrados pela rede de sensores do órgão 11.366 descargas elétricas.
Segundo o Inpe, o Brasil é atingido por 60 milhões de raios por ano. O país é o recordista mundial no registro de descargas elétricas.
O tamanho do país ajuda a explicar o primeiro lugar no ranking, diz Pinto Junior. Além disso, as regiões tropicais, com constante instabilidade climática, potencializam o surgimento de raios.


Texto Anterior: Isto é natural?
Próximo Texto: 38 árvores caem na cidade; uma interrompe circulação de trens
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.