São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REABILITAÇÃO
Associação, que recebeu o ISO 9002, atende 1.500 por dia
AACD inova com terapia para mães e bebês dentro da água

AURELIANO BIANCARELLI
da Reportagem Local

Uma terapia inovadora, realizada com mães e bebês dentro da água, com cantos e sons de teclado ao fundo, vem surpreendendo no tratamento de crianças com deficiências.
O Grupo de Natação para Bebês (Grunab) foi iniciado experimentalmente em 98 pela AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa).
Hoje, com 22 crianças com idades entre 1 e 4 anos, o grupo se tornou referência no tratamento de bebês vítimas de deficiências provocadas por paralisia cerebral, má-formação e outras lesões medulares.
"A água transmite uma sensação de liberdade para os bebês e promove um reencontro da mãe com a criança", diz a terapeuta Edna de Moraes Garcez, coordenadora do trabalho.
"As mães aprendem a tocar no bebê e a olhar nos seus olhos, passam a eles confiança. É uma grande alegria para elas notar que seus bebês estão se movimentando fora do colo e longe dos aparelhos."
A equipe está agora oferecendo sua experiência de estimulação na água para outras instituições em todo o país.
A AACD existe há 50 anos e faz cerca de 1.500 atendimentos por dia. Esta semana a instituição recebeu o certificado ISO 9002, depois de 14 meses de preparação. Segundo a direção, o certificado tornou o atendimento ainda mais ágil e humano.


AACD, tel. 0/xx/11/576-0777


Texto Anterior: Documento comprova venda de medicamentos interditados
Próximo Texto: Rio já tem 13 casos de malária neste ano
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.