São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Circuncisão ajuda a prevenir HIV

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A interrupção de um estudo antes de chegar ao seu final por evidências significativas que dispensam a continuidade da pesquisa não é freqüente. Foi o que ocorreu no dia 12 de dezembro do ano passado na África com uma pesquisa sobre a prevenção da transmissão do vírus HIV.
Os resultados dos testes que mostraram o considerável benefício da circuncisão masculina (retirada cirúrgica do prepúcio, a pele que envolve a glande) em reduzir de 50% a 60% a incidência do HIV nos homens estão publicados na revista "The Lancet" de ontem, dia 24. A circuncisão nas mulheres é uma mutilação do genital feminino, está sendo combatida e nada tem em comum com a masculina.
Apesar de a circuncisão nos homens ser efetiva em prevenir a transmissão do HIV, ela não dá 100% de proteção e os homens ainda podem ser infectados pelo HIV.
Por isso, especialistas destacam também na revista que o uso da camisinha permanece como uma parte importante na prevenção da Aids. Apesar da necessidade da camisinha nos relacionamentos de risco, o professor Ronald H. Gray e colaboradores concluem em sua pesquisa que "a circuncisão pode ser recomendada para a prevenção do HIV no homem".


Texto Anterior: Livro aborda diferentes aspectos do sono
Próximo Texto: Coração: IC ministra curso de eletrocardiologia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.