São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo do Rio não sabe a dimensão da dengue tipo 4

Foram confirmados primeiros casos da doença transmitidos no Estado

A chegada desse subtipo aumenta os riscos de uma epidemia, já que a população não está imunizada contra ele
DIANA BRITO
DO RIO

Um dia após a confirmação dos dois primeiros casos, o governo do Rio afirmou ontem ainda não saber a dimensão da circulação da dengue tipo 4 no Estado.
A chegada desse subtipo ao Estado aumenta os riscos de uma epidemia, já que a população ainda não está imunizada contra ele.
"No Rio, o [vírus] predominante é o 1, verificamos a circulação do 2, principalmente no interior do Estado. A situação do 3 é isolada. A do 4, identificamos agora e não temos dimensão de sua circulação, mas com certeza ainda não é intensa", disse ontem o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.
Os primeiros casos confirmados de pessoas infectadas com a dengue tipo 4 são os de duas irmãs de Niterói (região metropolitana), de 21 e 22 anos, que apresentaram os primeiros sintomas no último dia 6, mas já se recuperaram. A identificação do tipo do vírus foi feita por meio de testes realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
"Só na quarta recebemos a confirmação de que elas tiveram o tipo 4 da dengue. Na semana passada, ficou todo mundo de molho em casa. Já nessa semana, a vida voltou ao normal", disse o pai das duas, Luiz Carlos Graça, 50.
Nenhuma das duas irmãs viajou recentemente, o que indica que a transmissão aconteceu no próprio Estado. Até então, só haviam sido registrados casos de dengue tipo 4 no país nas regiões Norte e Nordeste.
Apesar de ele não ser individualmente mais grave do que os outros tipos do vírus, a presença do tipo 4 aumenta as chances de que mais pessoas contraiam dengue hemorrágica, já que quem já pegou dengue anteriormente corre o risco de contrair essa versão mais grave da doença quando é exposto a outro subtipo do vírus.
Neste ano, mais de 26 mil pessoas já foram infectadas pela dengue no Estado do Rio -18 morreram.
O secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes minimizou a possibilidade de epidemia em 2012, mas destacou que é preciso combater os focos de mosquitos agora para evitar o problema.
"O vírus tipo 4, felizmente, não tem se mostrado mais agressivo. Por isso, não é preciso pânico em função de nós termos esses dois casos na cidade de Niterói", disse.


Texto Anterior: Vídeo mostra PMs atirando em jovem desarmado no AM
Próximo Texto: Riscos da dengue tipo 4
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.