São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Paciente diz que hospital operou joelho errado

Instituição diz que os dois precisavam de cirurgia

DO "AGORA"

A auxiliar de limpeza Tatiane Andrade da Silva Santos, 24, acusa um médico do Hospital Santo Amaro, no Guarujá (86 km de São Paulo), de operar o joelho errado. A polícia investiga o caso.
Segundo a auxiliar de limpeza, na última segunda-feira, o médico colocou um pino em seu joelho esquerdo quando a cirurgia deveria ter sido feita no joelho direito.
Tatiane afirma que sente dores no joelho direito há um ano, desde que caiu em uma escada em sua casa, em Vicente de Carvalho, também no Guarujá.
De lá para cá, de acordo com a auxiliar de limpeza, ela realizou todo o tratamento sob acompanhamento médico até que fosse realizada a cirurgia.
"Meu joelho esquerdo era minha estabilidade. Agora, dependo da minha mãe até para tomar banho", disse a auxiliar de limpeza, que recebeu alta na terça-feira.
"Ela andava puxando a perna direita e se apoiava na esquerda. Agora não sei como vai ser", conta Valéria Andrade da Silva, mãe de Tatiane.
A casa da família teve de ser adaptada para a nova situação. "Tive que desmontar um beliche e estou dando banho nela em uma cadeira", conta Valéria.
A família registrou boletim de ocorrência e diz que vai entrar com ação indenizatória na Justiça .
"Vamos entrar com ação indenizatória, porque tem a responsabilidade civil do médico que realizou a cirurgia e vamos aguardar o resultado do inquérito policial", diz o advogado Carlos Dalmar dos Santos Macario.
A reportagem não conseguiu confirmar o nome do médico.
Apesar de ter sido realizada em um hospital particular, a cirurgia do joelho foi custeada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O hospital disse ontem que exames clínicos apontaram a necessidade de cirurgia nos dois joelhos da auxiliar de limpeza e que a paciente teria sido informada disso.


Texto Anterior: Riscos da dengue tipo 4
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.