São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande SP registra 116 mortes no ano

da Reportagem Local

As chacinas na Grande São Paulo deixaram 116 mortos de janeiro deste ano até ontem, contra 65 do mesmo período de 1999. O aumento do número de vítimas fatais foi de 78%.
Foram 34 chacinas na região metropolitana neste ano. Em 1999, foram 23 casos nos primeiros quatro meses, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A última chacina ocorreu ontem, na Cidade Tiradentes (zona leste). Três homens não identificados, aparentando ter entre 18 e 22 anos, foram mortos a tiros na rua.
A Polícia Militar encontrou o primeiro corpo próximo de uma parada de ônibus na rua 1. O segundo estava caído a 15 metros dali e o terceiro, a 150 metros.
O delegado de plantão do 54º DP (Cidade Tiradentes), Armando Novaes, diz acreditar que os três se conheciam e que foram perseguidos.
Não há testemunhas da chacina e a polícia não tem suspeitos do crime.
O levantamento dos últimos quatro meses mostra um crescimento de chacinas principalmente na cidade de São Paulo.
Em 99, foram 11 casos com 33 mortes na capital. Neste ano, o número de registros nesse período dobrou: são 22 chacinas -incluindo a de Cidade Tiradentes- ,com 72 vítimas fatais.
A polícia ainda sabe explicar os motivos do aumento de mortes em chacinas na Grande São Paulo.
"A polícia e a Secretaria de Segurança começaram um levantamento para tentar fazer um perfil desses crimes. Só assim vamos poder combatê-los", afirma o delegado Paulo Roberto Robles, titular da Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa). "Assim vamos poder ter um perfil dos criminosos e planejar ações."
O delegado José Carlos Soares, chefe da equipe de investigações de homicídios múltiplos do DHPP, nega que o crescimento das chacinas seja explicado pela impunidade.
"A média de chacinas resolvidas é de 50%", afirma Soares. Das 22 chacinas na capital de janeiro até ontem, 11 foram esclarecidas, segundo o delegado. (GILMAR PENTEADO)

Texto Anterior: Violência: Alunos da PUC são mortos em chacina
Próximo Texto: Narcotráfico: Justiça nega pedido de prisão de juiz acusado de lavar dinheiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.