São Paulo, terça-feira, 25 de abril de 2000


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HABILITAÇÃO
Com a nova exigência do CTB, o candidato a motorista pode pagar até R$ 225 a mais em aulas
Tirar primeira carteira fica mais caro


GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

A partir do próximo dia 2 de maio (terça-feira), os candidatos que pretendem tirar a primeira carteira de habilitação serão obrigados a realizar 15 horas de aula prática de direção antes de prestar a prova final.
A nova exigência, determinada pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), vai tornar o processo de formação dos novos motoristas ainda mais caro e demorado.
Uma pessoa passará a pagar até R$ 225 a mais para começar a dirigir. Esse é o valor máximo previsto em portaria do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que fixou limite de R$ 15 pela hora da aula prática.
Levantamento da Federação Nacional das Auto-Escolas revela que um candidato terá de desembolsar cerca de R$ 400 para tirar um carteira de habilitação.
É o dobro do preço cobrado antes da implantação das primeiras exigências do CTB, em novembro do ano passado. Até então, o candidato podia tirar a habilitação sem fazer nenhuma aula teórica ou prática.
O candidato também vai demorar pelo menos 45 dias para finalizar todas as etapas do processo, que inclui exigência de 30 horas de aula teórica. São 15 dias a mais na comparação com o período anterior ao CTB.
A nova exigência prevista atingirá cerca de 3.000 pessoas que dão entrada na primeira habilitação por dia no Estado.
"É uma medida antipática aumentar o custo para o cidadão, mas estamos cumprindo uma determinação federal e a expectativa é que tenhamos gerações de motoristas mais bem preparados e quedas nos índices de violência no trânsito", disse o diretor da Divisão de Habilitação do Detran, Antonio Carlos Torres.

Segunda fase
As mudanças anunciadas pelo Detran fazem parte da segunda fase da implantação do novo processo de formação dos motoristas, que inclui também a transformação das 2.500 auto-escolas do Estado em CFCs (Centros de Formação de Condutores).
A partir de novembro de 99, os candidatos passaram a realizar obrigatoriamente 30 horas de aula teórica.
Na cidade de São Paulo, cerca de 750 auto-escolas ficarão responsáveis pela formação prática dos candidatos (aulas de direção).
A parte teórica foi repassada para empresas e organizações ligadas ao setor de transporte. São 34 CFCs que respondem pelas aulas teóricas em São Paulo.
O novo processo de formação dos motoristas deveria começar a vigorar integralmente a partir de novembro de 98, segundo a regulamentação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).


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