São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pouca fibra leva à prisão de ventre

DA REPORTAGEM LOCAL

A baixa ingestão de fibras e de líquidos leva a um outro problema intestinal também associado aos gases. Nesse caso, ao aprisionamento deles (constipação ou prisão de ventre).
Geralmente, o problema está relacionado à dificuldade de evacuar, em razão das fezes endurecidas. Segundo a médica Margareth Fernandes, a constipação é conseqüência da permanência prolongada do conteúdo fecal no intestino, situação que também favorece a formação excessiva de gases.
"Quanto menos constipada a pessoa for, menos flatulência ela terá", afirma Fernandes. Nesses casos, os reguladores intestinais são auxiliares no tratamento porque diminuem o tempo de permanência das fezes no intestino.
O fundamental, segundo a médica, é a pessoa identificar os alimentos que provocam gases e trocá-los por outros que tenham os mesmos nutrientes.


Texto Anterior: Intolerância à lactose deve ser avaliada
Próximo Texto: Plantão médico: Marketing pode influenciar médico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.