São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruas serão fechadas por até 1 h para o papa

A CET bloqueará avenidas como a Tiradentes, Cásper Líbero e Santos Dumont para a passagem de Bento 16 no papamóvel

Visita ocorre na semana que antecede o Dia das Mães, data que é considerada o "segundo Natal" em vendas pelo comércio

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

DO "AGORA"

Nas quatro vezes em que o papa Bento 16 desfilar de papamóvel pelas ruas e avenidas de São Paulo, entre os dias 9 e 11 de maio, a prefeitura espera enfrentar situação caótica no trânsito de algumas das principais vias da cidade. Por isso, a operação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a visita do pontífice vai incluir o trabalho de 2.000 agentes e bloqueios de quase uma hora, nos horários de pico do trânsito, em avenidas como Tiradentes, Santos Dumont e Cásper Líbero.
As ruas ao longo do trajeto serão interditadas 15 minutos antes da passagem do cortejo, que deve durar até meia hora. A interdição permanecerá por mais 15 minutos. O fato de a visita ocorrer na semana que antecede o Dia das Mães também preocupa a prefeitura. O evento é considerado o "segundo Natal" do comércio.
O papa ficará hospedado no Mosteiro de São Bento, a poucos metros da rua 25 de Março, o maior centro de comércio popular da cidade, que recebe até um milhão de pessoas por dia nessa época do ano. Há a expectativa de que o dia 11 seja feriado nacional, o que reduziria o impacto no trânsito. Nesse dia, Bento 16 fará dois trajetos de papamóvel e realizará o maior evento de sua passagem pelo Brasil, a missa de canonização do primeiro santo nascido no país, frei Antônio de Sant'Anna Galvão, no Campo de Marte. É esperada a participação de um milhão de pessoas.
Um projeto de lei já foi aprovado pelo Senado e tramita agora na Câmara, mas os parlamentares precisam correr para que o projeto seja aprovado e sancionado a tempo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Câmara Municipal também aprovou uma indicação para que o prefeito Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL) decrete feriado municipal no dia 11.
Ontem, porém, Kassab disse que há dúvida jurídica sobre a possibilidade de decretar feriado municipal. Os quatro feriados religiosos permitidos por lei a serem decretados pelo município já estão ocupados. A CET orienta que os paulistanos antecipem suas compras do Dia das Mães e evitem trafegar de carro pela região central nos dias da visita.

Aparecida
A coordenação da Operação Arcanjo -como foi batizado o esquema de segurança para a visita do papa- ainda não sabe onde conseguirá estacionar parte dos milhares de veículos que devem seguir a Aparecida (167 km de São Paulo).
A previsão da Polícia Rodoviária Federal é de que pelo menos 6.000 ônibus de romeiros e 25 mil carros se dirijam ao município para acompanhar a missa que o papa irá celebrar na basílica de Nossa Senhora Aparecida, na manhã de 13 de maio. Até o momento, há apenas 4.000 vagas. Elas estão espalhadas por estacionamentos particulares, hotéis, áreas de três bolsões montados pela prefeitura e na própria basílica. "O problema mesmo é como fazer para estacionar todos esses ônibus", diz o inspetor Josias Inácio Lins, chefe do policiamento e fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo e um dos responsáveis pela Operação Arcanjo. Segundo ele, está em estudo a opção de os ônibus e carros estacionarem ao longo de avenidas de Guaratinguetá, cidade vizinha.


Colaborou FÁBIO AMATO, da Agência Folha, em São José dos Campos


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Mulher morre em assalto no Alto de Pinheiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.