São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Trabalhador gasta em média 1 hora e 32 min para ir e voltar de emprego em SP
Se o trabalhador que mora na região metropolitana de São Paulo recebesse pelo tempo que gasta no trânsito para ir e voltar do trabalho, seu salário aumentaria 25,9%. Essa é uma das conclusões de um estudo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, que avaliou custos do transporte em dez regiões do Brasil.
A análise concluiu ainda que, em seis anos, de 1998 a 2004, aumentou em 14 minutos o tempo médio gasto pelo morador da Grande SP para ir e voltar do serviço. Em 2002, foram uma hora e 24 minutos. Hoje, são uma hora e 32 minutos.
A pesquisa constatou que a população de baixa renda é a que mais perde tempo no trânsito, porque mora na periferia, longe do trabalho. Hoje, o gasto médio com transporte é de R$ 115,06 mensais -R$ 5,23/dia.
A pesquisa será usada para definir políticas de transporte e emprego. Segundo o secretário Marcio Pochmann, o bilhete único -que permite tomar vários ônibus, em até duas horas- deve reduzir o custo com vale-transporte. (DO "AGORA")


Texto Anterior: Panorâmica: Cidade no escuro
Próximo Texto: Minas: Metroviários param em Belo Horizonte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.