São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

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"Efeito escola" é maior nas particulares, dizem pesquisadores

DA SUCURSAL DO RIO

A renda não é o único fator exterior à escola que influencia o resultado final: localização geográfica, escolaridade dos pais e outros aspectos também precisam ser considerados.
Estudo feito por José Francisco Soares, especialista em avaliação educacional da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), identificou instituições que fizeram mais pelos alunos do que o esperado.
A maioria é particular. "Elas se saem melhor do que as públicas, mesmo considerando-se os alunos que têm."
Uma conta feita pela economista Ana Maria Franco com base no Saeb (exame do MEC que avalia a educação básica) mostra que o "efeito escola" (o quanto do desempenho é efetivamente explicado pelo colégio) é maior nas particulares.
Entre essas instituições, de 24% a 33% do resultado pode ser creditado à escola. Na rede pública, de 21% a 27%.
Para Naercio Menezes Filho, autor de estudos sobre desempenho escolar, a principal explicação para essa diferença está na gestão: "Na particular, um professor pode ser demitido se faltar demais e outro pode ser promovido quando se destaca".
Menezes e Soares destacam que, se uma família de menor renda se esforça para matricular seu filho numa escola privada, isso pode indicar que ela prioriza mais a educação do que outra sem essa iniciativa.

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