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Rodovia entre Campinas e SP será alternativa para fugir de pedágio
Recapeamento da SP-332, a "estrada velha de Campinas", deve ser concluído em setembro
Hoje, fluxo na via é de 100 mil veículos por dia, ante 750 mil da Bandeirantes e da Anhanguera somadas
MAURÍCIO SIMIONATO
DE CAMPINAS
A rodovia Tancredo Neves
(SP-332), conhecida como
"estrada velha de Campinas", que liga a cidade a São
Paulo, deve atrair mais motoristas em fuga dos pedágios
das rodovias Anhanguera e
Bandeirantes.
Está previsto para setembro deste ano o fim das obras
de recapeamento, implantação de terceira faixa e de sinalização da rodovia.
O motorista gasta hoje R$
24,40 para se deslocar de carro entre as duas cidades, em
uma viagem de ida e volta,
seja pela Bandeirantes ou pela Anhanguera, que recebem
juntas cerca de 750 mil veículos diariamente.
Na estrada velha, o volume médio diário é de cem mil
veículos. A Folha percorreu
o trecho de Campinas até São
Paulo (cerca de 106 km) pela
via e constatou que o trajeto
tem vários problemas, como
a má sinalização.
Há alguns trechos sem
acostamento, como na parte
entre Louveira e Jundiaí. De
Jundiaí até São Paulo, a estrada passa por diversas
obras e já está praticamente
toda recapeada.
Os trechos de pior sinalização estão na saída, em Campinas, e em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.
SEM PEDÁGIOS
Não há previsão de privatização e de instalação de pedágios na rodovia, que é administrada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de SP).
O investimento feito é de
R$ 113 milhões, segundo o
governo paulista.
No ano passado, as obras
foram paralisadas por denúncias de problemas ambientais. O DER e Ministério
Público fizeram um acordo
para reduzir os danos.
Moradores elogiam as melhorias, mas há ressalvas como a da aposentada Alice de
Freitas Santos, 67, de Franco
da Rocha, que reclama da falta de passarelas. "A pista está
ficando bonita, mas é difícil
atravessar."
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