São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Após 31 dias sem chuva, garoa alivia clima seco

Algumas regiões de SP amanheceram com chuviscos, após chegada de frente fria

Mesmo fraca, chuva pôs fim a onda de dias de umidade baixa na capital; nos próximos dois dias, temperatura deve abaixar


CRISTINA MORENO DE CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A terra da garoa fez jus ao título na manhã de ontem -depois de 31 dias sem chuva, São Paulo amanheceu com chuviscos em alguns locais.
Desde o último dia 14, a umidade relativa do ar mínima na capital ficou entre 21% e 31% -para a Organização Mundial da Saúde, índices abaixo de 30% são preocupantes.
Mas a frente fria que chegou do oceano ontem fez com que a umidade variasse entre 41% e 90%, com chuvas fracas em parte da tarde e da noite -nas zonas sul, leste e oeste, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
A última vez em que a cidade teve umidade mínima superior a 40% foi no dia 12 (44%).
O CGE disse que a chuva foi fraca demais para que pudesse ser registrada em alguma das dez estações. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) previa acúmulo de água entre 0,5 mm e 2 mm.
A temperatura máxima foi de 24,1C, segundo o Inmet. A previsão é que a temperatura caia no fim de semana, com mínima de 10C no sábado.
Com o frio -e os conseqüentes chuvisco e névoa previstos para os próximos dois dias-, a poluição, que estava concentrada, começou a se dissipar.
A condição do ar ficou "favorável", segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), após 11 dias como "desfavorável à dispersão dos poluentes". O ar deve continuar bom, avalia a agência.

Cascavel
Em Cascavel (PR), chuvas com ventos de mais de 90 km/h e granizo provocaram destelhamento em pelo menos 180 casas na madrugada de ontem. A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Uma pessoa ficou ferida.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Foco: Funerária do interior de SP promove velório temático inspirado na vida do morto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.