São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BENEDICTO DE SANCTIS PIRES DE ALMEIDA (1926-2009)

Dedicou-se à Fiesp e ao comércio exterior

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Benedicto de Sanctis Pires de Almeida, ainda estudante de direito da USP, conseguiu um de seus primeiros serviços em 1947, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP). Começou como estagiário de advocacia, como conta José, seu filho.
Do dia em que entrou no cargo até se aposentar no final dos anos 90, como chefe do departamento de comércio exterior, a federação teve dez presidentes. Benedicto participou de todas as gestões -foi fiel à instituição por quase meio século.
"Ele conhecia toda a burocracia, toda a estrutura técnica do comércio exterior", lembra Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Num texto em homenagem ao amigo, Furlan escreve: "Quando Lula me convidou para ser ministro, por quatro anos e meio fiz o papel de caixeiro viajante apoiando as empresas brasileiras em busca de novas oportunidades mundo afora, aplicando as lições aprendidas com Benedicto".
Muito ativo, ele ainda dava assessoria em sua área. O filho, que trabalha com saneamento e meio ambiente em Manaus, conta que o pai queria estar mais perto da família. Viajaria na próxima semana para ir ao casamento de um dos netos. Viúvo desde o ano passado, morreu na quinta (16), aos 82, após sofrer um infarto.
Teve dois filhos, três netos e uma bisneta. A missa de sétimo dia foi anteontem, em SP.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Prefeitura autoriza 273 ônibus fretados no centro de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.