São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura abre tenda para morador de rua

DA REPORTAGEM LOCAL

Tomar banho é uma das regras padrão dos albergues para moradores de rua em São Paulo. Mas muitos moradores de rua não gostam de tomar banho e, por isso, não vão para os albergues.
Foi pensando dessa maneira que a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Alda Marco Antonio, decidiu criar espaços livres, sem regras, para moradores de rua que, se quiserem, poderão até tomar banho.
"Nós notamos que tem moradores de rua que não aceitam ir para os albergues. Os motivos são variados. Muitos dizem que lá tem muitas regras, outros dizem que não querem dar a identidade para preenchimento de ficha, mas a grande maioria desses que não aceitam albergue não aceitam dizendo que não conseguem tomar banho. Então, é preciso criar algo para esses", afirmou a secretária.
O primeiro desses locais foi inaugurado ontem no parque Dom Pedro 2º (centro). Foi batizado de Espaço de Convivência Jardim da Vida - Dom Luciano Mendes de Almeida. Trata-se de uma tenda de lona com cerca de 100 m2, uma televisão, mesas para os moradores de rua participarem de jogos e outras atividades, dois chuveiros e quatro banheiros químicos.
Das 9h às 21h, haverá educadores e assistentes sociais, mas o local ficará aberto 24 horas por dia.
Alda disse que já está procurando imóveis para instalar outros dois espaços, em Santa Cecília e na cracolândia (que o governo rebatizou de Nova Luz). Serão em prédios de alvenaria. (EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: "Espiões" atuam na cracolândia há 4 meses
Próximo Texto: No Rio, 90% dos meninos de rua usam crack
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.