São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema também tem as suas vovós-espiãs

DA REPORTAGEM LOCAL

O caso da aposentada de 80 anos que documentava a ação de traficantes da janela de seu apartamento no Rio remete facilmente à trama de "O Outro Lado da Rua", filme de Marcos Bernstein (roteirista de "Central do Brasil") e Melanie Dimantas, lançado no Festival de Berlim de 2004. No filme, a atriz Fernanda Montenegro vive Regina, uma aposentada de Copacabana que serve de "olheira" para a polícia.
"Poxa, que azar que isso não aconteceu no ano passado, quando o filme foi lançado", brincou Bernstein ao saber da coincidência com o filme, que recebeu 20 prêmios, três para o roteiro, inspirado no noticiário carioca.
"Tinha lido casos parecidos nos jornais, o mais famoso era o das vizinhas fofoqueiras do Leblon, que denunciaram jovens traficantes de classe média", diz.
Em "O Outro Lado da Rua", Regina (Montenegro), aposentada, 65, investiga para despistar a solidão. Com binóculo, bisbilhota a vizinhança para a polícia. Ela não chega a filmar ou fotografar o que "investiga" -mas denuncia. E, moradora de Copacabana como a vovó-espiã, Regina também tem um nome fictício: Branca de Neve. O mesmo vale para a personagem de Laura Cardoso, a Patolina, outra habitante do bairro.
"Que cabeça maravilhosa tem essa mulher", disse Laura Cardoso ao saber do caso real. "Mostra que não tem esse negócio de a terceira idade não poder se interessar por outras coisas, e como é saudável sair da rotina."
Em setembro de 2004, o diretor Cláudio Torres, filho de Fernanda Montenegro, também viu o enredo de seu primeiro filme, a comédia "O Redentor", ser "imitado" nos jornais cariocas, quando um prédio da Barra da Tijuca, projetado por Oscar Niemeyer, mas inacabado, foi invadido por moradores de uma favela, causando conflitos entre construtores, compradores e invasores.
(EDUARDO SIMÕES)


Texto Anterior: O outro lado da rua: Aposentada está em programa de proteção
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Sub de Dirceu negociava com Valério..."
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.