São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinação infantil contra a poliomielite acontece hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde pretende vacinar hoje 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil.
A segunda dose do imunizante contra a poliomielite estará disponibilizada em 92,1 mil postos de vacinação do país, entre as 8h e as 17h.
A vacina deve ser dada a todas as crianças, ainda que elas estejam com febre ou tomando antibióticos, afirma a coordenadora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Helena Sato. "Não há nenhuma contra-indicação.
Ainda que estejam gripadas ou com viroses, as crianças devem tomar a vacina. A única exceção são aquelas que estejam fazendo quimio ou radioterapia", diz.
No Estado, a estimativa é que 3 milhões de crianças sejam vacinados nesta segunda fase. O número corresponde a 95% de adesão.
Na primeira etapa da campanha, que ocorreu em 16 de junho, o Estado superou a meta e chegou a 96% de adesão. Das 17 regiões, apenas São João da Boa Vista, ABC e a capital ficaram abaixo de 95%.
Todas as crianças precisam tomar a segunda dose porque, sem ela, não há garantia contra a doença. Mesmo quem não foi aos postos na primeira fase deve ir agora. "E não é necessário procurar o posto para uma nova dose depois", afirma Sato.

Caderneta
Ela lembra que os pais devem levar a carteira de vacinação das crianças. Além da dose contra paralisia, elas poderão receber vacinas que estejam em atraso, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e a que combate a hepatite B.
"Mas quem não achar a caderneta não precisa se preocupar, deve levar a criança de qualquer jeito", explica a coordenadora. Também não é preciso levar nenhum documento de identidade.
Com o slogan "Segunda dose.
Tem que tomar", a campanha terá 344,4 mil pessoas envolvidas entre profissionais de saúde e voluntários em todo o país. Apenas no Estado de São Paulo serão 52 mil profissionais distribuídos em 20 mil postos de vacinação.
No parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital, brincadeiras e distribuição de brindes marcarão a vacinação. Além das atividades lúdicas, as crianças contarão com a presença do medalhista do Parapan 2007 no basquete em cadeira de rodas, Erick Silva, e da jogadora da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, Mônica Andrade. Os dois atletas foram vítimas da poliomielite. As atividades no parque acontecerão das 9h às 14h. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do telefone 150, que atende à Grande São Paulo.


Veja a relação dos postos da capital

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Escolas adotam games e blogs nas aulas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.