São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

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63,7% são contra progressão continuada

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das medidas para melhorar o sistema educacional é acabar com o sistema de ciclos (progressão continuada). Essa é a opinião de 63,7% dos professores entrevistados na pesquisa.
Docentes ouvidos pela reportagem ligaram o programa ao aumento da indisciplina, pois os alunos não podem repetir ao final de cada ano.
O relatório afirma que "esse constitui um tema polêmico no Brasil, pois a maioria das experiências de introdução de ciclos, com o propósito de diminuir as altas taxas de repetência, não foi acompanhada de outras medidas que oferecessem alternativas aos alunos com dificuldades de aprendizagem".
Pesquisadora do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Anna Helena Altenfelder afirma que "o problema não são os ciclos, mas como eles foram implementados, sem a devida estrutura. Ainda assim, a rejeição dos professores já foi maior". (FT)


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