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63,7% são contra progressão continuada
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma das medidas para
melhorar o sistema educacional é acabar com o sistema de ciclos (progressão
continuada). Essa é a opinião
de 63,7% dos professores entrevistados na pesquisa.
Docentes ouvidos pela reportagem ligaram o programa ao aumento da indisciplina, pois os alunos não podem
repetir ao final de cada ano.
O relatório afirma que "esse constitui um tema polêmico no Brasil, pois a maioria das experiências de introdução de ciclos, com o propósito de diminuir as altas
taxas de repetência, não foi
acompanhada de outras medidas que oferecessem alternativas aos alunos com dificuldades de aprendizagem".
Pesquisadora do Cenpec
(Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e
Ação Comunitária), Anna
Helena Altenfelder afirma
que "o problema não são os
ciclos, mas como eles foram
implementados, sem a devida estrutura. Ainda assim, a
rejeição dos professores já
foi maior".
(FT)
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