São Paulo, sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPERAÇÃO

Niemeyer passa por cirurgia para retirar a vesícula

AUDREY FURLANETO
DA SUCURSAL DO RIO

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101, foi submetido ontem a uma cirurgia para retirar a vesícula no hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. Internado desde a quarta após sentir dores abdominais, ele passa bem, mas não há previsão de alta.
Segundo o clínico-geral Fernando Gjorup, que atendeu o arquiteto, ele está lúcido e deve permanecer em observação no hospital por 48 horas.
O cirurgião José Ribamar informou que a cirurgia transcorreu sem complicações. A família o acompanhava no hospital, e sua mulher, Vera Magalhães, com quem o arquiteto se casou aos 99 anos, afirmou que ele passava bem na tarde de ontem.
Em junho deste ano, Niemeyer foi internado, também no Rio, para passar por exames devido a dores na região lombar. Nenhum exame apontou qualquer problema.
Antes disso, em 2006, ele chegou a passar dez dias hospitalizado, após uma queda em casa, quando fraturou o quadril. Passou por cirurgia e se recuperou em seguida.

Novos projetos
O arquiteto, que faz aniversário em 15 de dezembro, mantém-se produtivo e, em maio deste ano, concluiu dois novos projetos: o de uma torre de 60 metros em Niterói (a 15 km do Rio) e o prédio de uma biblioteca árabe/sul-americana em Argel (Argélia).
A torre, em forma de cogumelo, poderá ser vista a quilômetros de distância -e custará cerca de R$ 19 milhões, valor que Niterói tenta captar com a iniciativa privada.
Além dos projetos, o arquiteto lançou neste ano o livro ilustrado "Oscar Niemeyer 1999-2009", que sintetiza sua obra nos dez últimos anos.


Texto Anterior: Associação de bares defende a retenção da gorjeta
Próximo Texto: Transporte: Metrô vai limitar embarque de passageiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.