São Paulo, quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo Anvisa, produto não provoca reação

LUISA ALCANTARA E SILVA
DA REDAÇÃO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que os consumidores não precisam suspender o consumo de leite devido à denúncia de adulteração. Para a gerente-geral de alimentos do órgão, Denise Resende, a quantidade de produtos como soda cáustica e água oxigenada adicionada ao leite é pequena e não há risco de o produto provocar reações.
"Com relação a problemas para a saúde, não temos preocupação. A preocupação maior é com a qualidade nutricional do leite", diz ela. "O produto não vai causar dano nenhum para a saúde. Não vai causar diarréia na criança que consumir", afirma Denise.
De acordo com ela, o problema é que produto não vai apresentar todas as proteínas e nutrientes que estavam previstos. "O que não deixa de ser uma infração", afirma.
Denise afirmou que os resultados das análises do leite que pode estar adulterado deverão sair no início da próxima semana. Ela afirmou ainda que os consumidores "podem continuar tomando" e que a agência está "agindo o mais rápido possível para dar uma resposta para o consumidor".
Ela explicou que o leite só seria prejudicial à saúde se tivesse grande quantidade de substâncias impróprias -o que não é o caso. "Nós temos um monitoramento de qualidade de alimentos que é feito pelos Estados e municípios, e não identificamos nenhum problema grave que tenha acontecido com o leite até então", diz ela. Se o problema fosse grave, afirma Denise, a adulteração já teria sido percebida.
O mesmo disse o médico Anthony Wong, chefe do centro de assistência toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. "Do jeito que foi acrescentada ao leite, [a soda cáustica] não causa lesão nenhuma", disse ele. "A soda pode causar queimaduras e até matar, mas só se ingerida em grande quantidade." Ele citou produtos de limpeza que são altamente tóxicos e levam à morte, que nunca devem ser ingeridos.
Para Paulo Fernando Machado, coordenador da Clínica do Leite da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP), "esse leite não tem efeito [nocivo] algum para a população". "Ninguém vai ficar doente." Mesmo se tomado todo dia? "Pode tomar, não é cumulativo."
Ele explicou que a soda cáustica, ao se misturar com outras substâncias do estômago, transforma-se em uma espécie de sal, "como se fosse sal de cozinha", e em água. Já a água oxigenada, quando entra em contato com o leite, se transforma em água.
Machado disse ainda que não é necessário ferver o produto e que mesmo crianças podem tomá-lo. "Crianças são muito mais sensíveis, mas, nessas concentrações, não tem problema nenhum", afirmou.
Opinião semelhante tem a engenheira de alimentos Eliana Paula Ribeiro, professora da Escola de Engenharia Mauá. "Não existe risco. Mal para a saúde não vai fazer."
Segundo ela, se o caso fosse grave, a adulteração já teria sido percebida pelos consumidores, pois a soda cáustica tem gosto de sabão. "O chato é que o consumidor está comprando uma coisa que não é o leite normal, está diluído."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Parmalat nega o uso de leite adulterado em seus produtos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.