São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

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Nova ciclofaixa cria polêmica em Moema

Comemorada por ciclistas, medida desagrada comerciantes do bairro; técnico alerta para possibilidade de acidentes

Faixa exclusiva tomará lugar de carros na rua; circulação de bicicletas será entre as calçadas e os carros estacionados

Adriano Vizoni/Folhapress
Ciclista na avenida Rouxinol, onde haverá ciclofaixa

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Moema, bairro nobre da zona sul paulistana, vai ganhar uma faixa exclusiva para bicicletas na primeira quinzena de novembro. Serão 3,3 km de vias nas avenidas Pavão, Rouxinol, Aratãs e Iraí.
A medida é polêmica. Comerciantes do bairro acreditam que a ciclofaixa vai atrapalhar o trânsito. Isso porque a área exclusiva para bicicletas tomará espaço dos carros. A prefeitura afirma que não haverá impacto porque já restringiu o estacionamento nas ruas do bairro com a redução de vagas de Zona Azul de 3.800 para cerca de 700.
Cicloativistas, autores da ideia, comemoram. Especialistas também são favoráveis à criação de espaços exclusivos para bicicletas. Mas apontam, assim como os comerciantes, para a possibilidade de haver mais acidentes. Onde houver tráfego de ônibus, a ciclofaixa ficará do lado contrário da via. Em outros trechos, a ciclofaixa ficará entre os carros parados na Zona Azul e a calçada.
"Há um alto risco na entrada e na saída de garagens e estacionamentos", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego.
Maria Ermelina Malatesta, do Departamento de Planejamento Cicloviário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), diz que a ideia foi justamente aumentar a segurança do ciclista. Os carros que invadirem o espaço poderão ser multados. A CET não informou o valor da multa, mas disse que na primeira etapa haverá apenas orientação aos motoristas e ciclistas para, só depois, começar a aplicar multas. A cidade já tem uma ciclofaixa em funcionamento aos domingos e feriados entre os parques Ibirapuera, do Povo, das Bicicletas e Villa-Lobos.
No caso da nova ciclofaixa de Moema, ela será fixa e funcionará 24 horas por dia. Nessa primeira etapa do projeto também haverá 6,5 km de ciclorrotas, onde há sinalização para o motorista dar preferência a ciclistas.
A Amam (Associação dos Moradores e Amigos de Moema) é simpática à medida. Mas seus representantes dizem que só vão apoiá-la publicamente se a prefeitura, em troca, "devolver" as vagas de estacionamento de Zona Azul nas alamedas Nhambiquaras e Maracatins, extintas em maio do ano passado.
A intervenção em Moema é parte de um pacote que a prefeitura pretende lançar em breve para os ciclistas. A avenida Braz Leme, em Santana, na zona norte, vai ganhar uma ciclovia de 3 km no canteiro central da via. Também será implantada uma ciclofaixa ligando a ciclovia ao parque da Juventude -a CET ainda não decidiu se será fixa ou funcionará apenas nos fins de semana.
Há estudos também para a criação de uma ciclorrota por pontos históricos do centro e uma ciclofaixa de lazer entre parques da zona leste.


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