São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo não deve ser indiscriminado e outros hábitos também contribuem

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar dos benefícios para a saúde, alimentos contendo ômega 3 não devem ser consumidos indiscriminadamente porque poderiam levar a um aumento de peso, segundo Jorge Mancini Filho, professor do Departamento de Alimentos e Alimentação Experimental da Faculdade de Ciências Farmacológicas da USP.
Isso porque o ômega três é uma gordura poliinsaturada, classe de alimento que deve representar até 10% da energia consumida. Segundo Mancini Filho, o ganho de peso deixa o organismo mais suscetível ao colesterol ruim e ao triglicérides alto, problemas que se vinculam a doenças cardíacas.
"A dieta do mediterrâneo é benéfica para o funcionamento cognitivo, mas dentro de um contexto. Também são importantes exercícios físicos, dormir, evitar estresse, cigarro e dosar na bebida alcoólica", diz.
Ele diz ser importante a consulta a um nutricionista para pessoas que desejam seguir uma dieta. Para Mancini Filho, uma boa alimentação é suficiente para que substâncias como o ômega 3 sejam benéficas à saúde, não sendo necessários suplementos farmacológicos.


Texto Anterior: Perguntas
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.