São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shopping que desabou deve ser reaberto hoje depois de vistoria

DA REPORTAGEM LOCAL

O shopping SP Market poderá ser reaberto parcialmente às 10h de hoje, após uma vistoria que será feita pela prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que determinou no sábado o fechamento do shopping, eles vão verificar se foram realizados reparos que garantam o funcionamento do sistema de alarme de incêndio e de "sprinklers" (chuveiros automáticos para incêndios).
Ambos foram afetados no desabamento da última sexta, decorrente da queda de um muro que estava sendo construído sobre o shopping como parte de obras de ampliação. Doze pessoas foram feridas sem gravidade e três lojas foram atingidas.
Foi o segundo acidente no shopping em menos de um mês. No dia 24 de outubro, outra obra em área externa havia ferido quatro operários.
Segundo Kassab, a área afetada no acidente não deverá ser liberada neste ano. A administração do shopping e a MPD Construtora terão de apresentar um novo planejamento, que será reavaliado pela prefeitura.
"Muito possivelmente por conta do Natal, essa autorização não ocorrerá neste ano. É um período em que um número grande de pessoas frequenta o shopping", afirmou Kassab.
A ideia é que lojas sejam interditadas quando a obra de expansão do shopping ocorrer sobre seu teto. "Onde houver obra, não deve haver loja funcionando. Esse acidente já mostrou que as duas coisas não podem acontecer ao mesmo tempo", afirmou Orlando de Almeida, secretário municipal de Controle Urbano.
O parque O Mundo da Xuxa, próximo à área afetada, também permanecerá interditado.
Será feito ainda um termo de ajuste para que o shopping faça as correções apontadas pela prefeitura. O prazo será "provavelmente" de 90 a 120 dias.
O shopping soltou nota ontem, mas não comentou as medidas anunciadas pelo prefeito.


Texto Anterior: "Boca do luxo", Vila Olímpia terá mais um shopping
Próximo Texto: Interior: Justiça barra nove pedágios em estradas da região de Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.