São Paulo, terça, 26 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai número de presos nos EUA

MARCELO DIEGO
de Nova York

De cada 100 mil jovens entre 10 e 17 anos, 464,7 foram presos por algum tipo de crime em 97 nos EUA. Embora alto, o índice está em queda. Em 96, a média era de 527,4 crimes. Os números relativos a 98 ainda não foram divulgados.
Os dados foram recolhidos pelo FBI (Birô Federal de Investigação). Eles são altos porque englobam todos os tipos de crime. Em 75% das cidades dos EUA, por exemplo, há o toque de recolher. Se algum jovem for pego vagando pela cidade após as 23h, ele terá cometido um crime.
O governo pensa em alocar mais recursos para programas de prevenção ao crime nas escolas. Há um projeto a ser aprovado na Câmara que prevê mais US$ 500 milhões nos novos programas.
Cerca de 35% dos crimes reportados foram de porte ilegal de arma nas escolas. Entre os garotos dessa faixa etária, 22% já foram presos por esse crime. Entre as garotas, o percentual cai para 4%.
Os adolescentes foram responsáveis por 8% de todos os assassinatos acontecidos naquele ano -uma queda de três pontos percentuais em relação aos 12 meses anteriores.
Quatro cidades juntas (Nova York, Chicago, Detroit e Los Angeles) são responsáveis por 30% dos assassinatos cometidos por jovens. A queda nos crimes praticados por jovens reflete uma característica social de todos os EUA, que estão vivendo as menores taxas de criminalidade da década.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.