São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRADAS

Acidentes aumentam, mas mortes caem durante feriado

DA REPORTAGEM LOCAL

No primeiro Carnaval com a lei seca em vigor, a polícia flagrou mais motoristas alcoolizados nas estradas estaduais. Ainda assim, a quantidade de acidentes cresceu 10% em relação a 2008. O número de mortos caiu (7% a menos, voltando ao mesmo patamar de 2007). O balanço da Polícia Rodoviária Estadual levou em conta cinco dias de feriado (entre a 0h de sexta-feira e a 0h de ontem).
Com 340 bafômetros a mais nas estradas, a PRE flagrou 111 motoristas embriagados -mais que o dobro dos 53 de 2008. O total de multas em geral cresceu 6%. Mas a fiscalização não trouxe a redução dos acidentes, que subiram de 1.053, em 2008, para 1.163. O número de mortes caiu de 45 para 42; o de feridos graves, de 171 para 155.
Médico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Alberto Sabbag diz que os dados sugerem que, embora em alta, os acidentes foram menos graves. "Isso mostra a presença de mais motoristas sóbrios nas estradas", diz.
Para o professor de engenharia de segurança de tráfego da UnB Paulo César Marques, os dados revelam "pouca influência" da lei seca. "O principal impacto da lei tem sido não nas estradas, mas nas áreas urbanas." Os números, diz, mostram que os acidentes nas estradas no Carnaval estão "controlados, mas em índices ainda altos".
O balanço das rodovias federais será divulgado hoje.

Capital
Na capital, 2.025 motoristas passaram pelo teste do bafômetro no feriadão; flagrados dirigindo embriagados, 143 foram multados em R$ 957. Outros 45, além de receber a multa, foram detidos por beber além da tolerância máxima (equivalente a dois chopes). Os patamares estão dentro da média de dias normais de fiscalização.
A maioria dos paulistanos que viajou já voltou. Pelo sistema Anchieta-Imigrantes (ligação capital-litoral), dos 457 mil veículos que viajaram, 449 mil haviam voltado até ontem à tarde.
Pelo Anhanguera-Bandeirantes (ligação interior-noroeste), dos 348 mil veículos que saíram da cidade, 341 mil já tinham voltado.


Texto Anterior: Chuva após feriado para trens e trânsito
Próximo Texto: Fogo em prédio da Telefônica afeta conexão à internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.