São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO VICENTE

65 adolescentes fogem pela porta da frente de ex-Febem

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Sessenta e cinco internos fugiram ontem à tarde pela porta da frente da Fundação Casa (antiga Febem) de São Vicente, no litoral paulista (74 km a sudeste da capital).
De acordo com a assessoria de imprensa da fundação, a ação teve início por volta das 13h30, quando 52 adolescentes que realizavam atividades pedagógicas no pátio da unidade conseguiram render dois funcionários. Ninguém ficou ferido.
Os internos prenderam os agentes em um banheiro e chamaram outros 13 jovens de outro módulo da instituição para a fuga. Os adolescentes pegaram cabos de vassouras e conseguiram fugir pela porta da frente da fundação no chamado "cavalo doido" -quando todos correm ao mesmo tempo em direção à porta da unidade.
Os seguranças da unidade, que trabalham desarmados na parte externa, não conseguiram deter o grupo.
A Polícia Militar foi acionada e havia conseguido recapturar 33 adolescentes até o fechamento desta edição.
A unidade da Fundação Casa em São Vicente está localizada na área continental da cidade, às margens da rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Antes da fuga, o local abrigava cem jovens e não registrava ações desse tipo havia três anos e meio.
Em casos de fuga, a fundação abre sindicância para apurar eventual participação de funcionários. Neste caso, segundo a assessoria de imprensa da antiga Febem, todos os indícios indicam que não houve facilitação.
A unidade de São Vicente é considerada modelo e não registrava fugas havia cerca de três anos e meio.
É a segunda fuga da fundação em duas semanas. No último dia 12, internos da unidade 41 do complexo da Vila Maria (zona norte de SP) construíram um túnel de cerca de 12 m de comprimento e quase 3 m de profundidade. Cinco escaparam.


Texto Anterior: Bala perdida mata mais uma pessoa no Rio
Próximo Texto: Campinas: Homem morre em seqüestro relâmpago
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.