São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amizade de quase 20 anos acaba em golpe

Homem é acusado de planejar invasão da casa de amigo, roubar fórmula secreta e tentar vendê-la no exterior

Preso em Assis com computador roubado, ele diz que fórmulas de produtos de beleza também eram dele

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO <

Uma amizade entre dois jovens iniciada há quase 20 anos na cidade interiorana de Assis acabou, segundo a polícia, numa tentativa de golpe industrial e na prisão de um deles, anteontem.
Giulliano Schincariol Bordieri de Carvalho, 34, é acusado de planejar a invasão da casa do amigo Alexandre Nascimento, também de 34 anos, a fim de roubar uma fórmula secreta de cosméticos para, depois, negociá-la no exterior.
Até a noite de ontem, Carvalho não havia constituído advogado. Quando era conduzido pela polícia, ele afirmou rapidamente a jornalistas que não roubou as fórmulas e que é sócio do amigo.

TRAJETÓRIA
Poliglota, com várias viagens pela Europa e um apreço especial por Paris, onde diz ter estudado certo tempo, Carvalho é de família de classe média alta. O amigo Nascimento não tinha situação econômica tão privilegiada.
Mas a família de Nascimento prosperou financeiramente ao criar uma linha de produtos para alisar cabelos.
Com a Inoar Cosméticos a pleno vapor, Nascimento passou a morar em São Paulo, onde os amigos vieram a se reencontrar anos depois.
Carvalho convenceu Nascimento a torná-lo representante da Inoar Cosméticos na Europa atrás de novos contratos. Ele, porém, não conseguiu desbravar o mercado.
Mas a amizade não foi abalada, a ponto de Carvalho ir morar um pequeno período de tempo na casa do amigo empresário, no Morumbi, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

ROUBO
Na noite de 19 de fevereiro deste ano, quatro ladrões invadiram a casa de Nascimento. Eles usaram um controle remoto para abrir o portão da garagem e tinham detalhes da rotina do lugar, a localização exata de bens valiosos e, principalmente, queriam os três computadores: dois notebooks e uma CPU.
A riqueza de detalhes na invasão chamou a atenção dos investigadores da Delegacia de Repressão a Roubos Especiais, do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).
Há alguns dias, os policiais foram informados por Nascimento de que um de seus notebooks tinha um programa de rastreamento e havia começado a emitir alerta via e-mail de que estava sendo usado em Assis.
Ao rastrear o sinal do notebook, os policiais chegaram a Carvalho, que acabou preso na cidade do interior, que fica a 434 km da capital.
A polícia analisou o computador em posse de Carvalho e informou Nascimento que o amigo de longa data estava negociando a venda da fórmula secreta de cosméticos para pessoas da França e do Gabão, país africano.
Segundo Nascimento, essas fórmulas estão avaliadas em cerca de € 2 milhões.
Os dois amigos chegaram a se encontrar no Deic e trocaram breves palavras.
Em seu perfil no Facebook, Carvalho destaca a frase: "O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar."


Próximo Texto: Walter Ceneviva: Globalização sob crítica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.