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Especialista elogia índice, mas teme que possa ocorrer maquiagem dos dados
DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Professor da USP de Ribeirão
Preto e ex-diretor do Inep, José
Marcelino de Rezende Pinto
afirma que a idéia do Ideb "é
boa", mas está incompleta.
Segundo ele, utilizar apenas
os dados relacionados a repetência e ao desempenho nas
provas pode fazer com que os
municípios "façam uma maquiagem" nos dados.
"Se a rede começar a aprovar
todo mundo, certamente seu
Ideb vai crescer", disse.
As redes municipais que receberem auxílio técnico e financeiro do governo federal terão de assinar um compromisso de implementar algumas
medidas sugeridas pelo MEC,
além de conseguir aumentar o
desempenho no Ideb.
"O ideal seria que os municípios se comprometessem também a melhorar fatores como a
qualificação dos professores e
infra-estrutura. Para melhorar
o produto, precisamos melhorar o processo", disse Pinto, que
foi diretor do Inep no início do
governo Lula.
Metas específicas
Já o professor da Faculdade
de Educação da UnB Erasto
Fortes elogiou o fato de o Ideb
"considerar a realidade de cada
município, de cada escola, para
estabelecer metas específicas".
Em relação ao formato técnico do índice, que leva em conta
tanto as notas de avaliações já
existentes, como o tempo médio para o aluno completar o
ano letivo, o professor também
considera a possibilidade de algumas escolas sentirem-se incentivadas a diminuir a taxa de
repetência para aumentar o seu
índice. "Isso, entretanto, refletiria na nota das avaliações, o
que prejudicaria a nota de qualquer maneira."
Creso Franco, pesquisador
da PUC-RJ, elogia o Ideb, mas
aponta algumas limitações. A
primeira delas é que, além de
dizer respeito apenas ao setor
público, ele é restrito a escolas
urbanas porque não há dados
da Prova Brasil para escolas na
área rural.
Outro ponto que o pesquisador entende que poderia ser
aperfeiçoado é a inclusão na
amostra de escolas com menos
de 30 alunos, que, assim como
as escolas rurais, costumam ter
desempenhos pior que o das
demais, segundo ele.
(AG, FT e FS)
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