São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alagoas terá sistema de alerta de enchentes

Sensores informarão o nível da água de 2 rios

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Um sistema eletrônico de alerta instalado nos rios Mundaú e Paraíba, em Alagoas e Pernambuco, já pode prever, com antecedência de pelo menos quatro horas, a ocorrência de enxurradas.
Em junho do ano passado, a cheia dos dois rios matou ao menos 57 pessoas e deixou um rastro de destruição de mais de 60 quilômetros.
O sistema tem nove estações de medição (quatro em AL e cinco em PE), equipadas com sensores colocados no fundo dos rios, que medem a altura da água sobre eles, ou com sensores aéreos, pendurados em pontes ou postes.
A cada 60 minutos uma mensagem é enviada, via celular ou satélite, informando o nível das águas e o volume de chuva para uma sala de alerta, instalada em Maceió. Em caso de cheias, a Defesa Civil do Estado é acionada.
"Nosso papel é informar à Defesa Civil que o rio está subindo", explica José Gino de Oliveira, diretor de gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais de Alagoas.
O sistema é semelhante ao já utilizado no rio Tietê, na Grande São Paulo. Ao todo, 13 municípios de AL cortados pelos dois rios serão beneficiados pelo monitoramento.
O instalação do sistema de alerta receberá um investimento de R$ 2 milhões.
Até a inauguração da sala de alerta, na semana passada, a previsão de cheias se baseava na meteorologia.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Evento: Desarmamento é tema de debate hoje na sede da Folha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.