São Paulo, quarta-feira, 26 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microorganismo é transmitido por contato físico

DA SUCURSAL DO RIO

A bactéria Klebsiella pneumonae é uma das que apresentam maior risco à vida de recém-nascidos em maternidades. O presidente do Departamento de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Paulo Nader, explica que essa bactéria é transmitida principalmente pelo contato físico.
Ele afirma que os próprios funcionários do hospital ou parentes de bebês podem ser portadores da bactéria, que pode sobreviver na pele ou no intestino do ser humano. Procedimentos inadequados, como a falta de limpeza das mãos, por exemplo, podem transmitir a bactéria para os bebês.
Segundo Nader, há risco de contaminação pela Klebsiella pneumonae até em maternidades de países desenvolvidos, mas condições de higiene inadequadas aumentam o risco.
"Recém-nascidos têm resistência menor a essas bactérias. O ambiente da maternidade exige um controle muito rígido. A Klebsiella pneumonae pode ser transmitida, por exemplo, quando uma funcionária que prepara a mamadeira da criança não lava as mãos."
Em 1996, a bactéria foi apontada como principal causadora da morte de 33 bebês em Roraima. No ano seguinte, houve a suspeita de que ela tenha matado 80 bebês em nove meses, em Cabo Frio (litoral do Rio).


Texto Anterior: Contaminação mata 3 bebês no Rio
Próximo Texto: Deixar cigarro é mais difícil para doente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.