São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ULYSSES ALVES DE SOUZA (1933-2011)

Um jornalista treinador de focas

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Nas Redações pelas quais passou, Ulysses Alves de Souza exercia o papel de treinador dos focas, como são chamados os novos repórteres. Aproveitou a vocação de professor para ensinar as primeiras turmas de jornalismo da Universidade Metodista, na Grande SP, nos anos 70.
Para alguns, porém, ele foi o terror das Redações, pela dureza com que tratava os novatos. Fazia-os reescrever inúmeras vezes o mesmo texto, e quando considerava o trabalho pronto, concluía: "Ótimo, agora já dá para jogar fora", enquanto amassava e jogava o papel no lixo.
"À parte uma indesmentível dose de sadismo, esse rito de passagem tinha uma função: mostrar ao foca, feito de palhaço naquele momento, a seriedade de sua escolha", escreveu numa edição de 1987 da revista "Imprensa".
Nascido em Quatá (SP), Ulysses cresceu na capital. Pensou em ser médico, chegou até a fazer cursinho, mas acabou prestando concurso para trabalhar nesta Folha.
Aprovado, chegaria a chefe de reportagem. Depois, passaria pelo "O Estado de S. Paulo" e integraria as equipes que criaram o "Jornal da Tarde" e a "Veja". Numa carta ao leitor de 1972, é descrito pela revista como "cultor do texto conciso e irônico".
Ulysses trabalhou ainda em "Realidade", "Gazeta Mercantil", "Correio Braziliense" e "Cruzeiro do Sul", de Sorocaba. Nos últimos 12 anos, sofria de Parkinson.
Não aderira ao computador. Quando o filho queria esclarecer alguma dúvida, o pai recorria à enciclopédia.
No domingo, morreu aos 78. Teve quatro filhos (dois de cada casamento) e neto.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ato lembra morte na USP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.