São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aviões da TAM e Gol colidem na pista do aeroporto de Congonhas

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA RIBEIRÃO

Dois aviões com passageiros da TAM e da Gol colidiram anteontem à noite na pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP). Não houve feridos.
Ninguém sabe ainda as razões do acidente, que especialistas consideram raro. Devido ao choque, que danificou a ponta das asas, os vôos foram cancelados e os passageiros, colocados em outros aviões.
O avião da Gol havia deixado o box e taxiava para a pista auxiliar para decolar -a principal está em reforma desde 14 de maio e deve ser liberada até sexta. A aeronave da TAM estava saindo de ré do box, rebocado pelo trator da empresa, e estava numa outra pista.
Em cada pista há uma faixa amarela contínua distante 42 m uma da outra. Para executar o taxiamento, as aeronaves devem estar com a roda do trem de pouso da cabine sobre a faixa. Quando isso não ocorre, há o risco de haver colisão, relata o SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo).
O bico das duas aeronaves estava no mesmo sentido. No choque, o avião da Gol mantinha velocidade de 6 km/h.
Os 123 passageiros do Airbus A-319 da TAM dormiram em um hotel e saíram de Congonhas às 10h46 para Ribeirão Preto (314 km de SP).
Os 96 passageiros do Boeing 737-700 da Gol foram a Cumbica, em Guarulhos (Grande SP). Às 3h30, foram em outro avião para Campo Grande (MS).
O choque entre a asa esquerda do Gol e a direita da TAM, às 23h47, assustou passageiros. A secretária Sandra Santos estava no vôo da TAM. "Senti que era batida." Ela comparou o fato a passar sobre um lombada, mas com um impacto maior.
O Cenipa (Centro de Investigação de Prevenção em Acidentes Aeronáuticos) apura se o tratorista da TAM posicionou o avião errado. Gol e TAM não apontaram culpados.


Texto Anterior: Congonhas: Obras na pista devem acabar até sexta-feira
Próximo Texto: Sabatina Folha/ José Gomes Temporão: Ministério quer facilitar acesso à pílula do dia seguinte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.