São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Itaim Paulista ganha praças e canteiros com flores de Holambra

DA REPORTAGEM LOCAL

Praças e canteiros centrais de avenidas enfeitados com flores de Holambra, projetados pelo paisagista de Holambra contratado pelo ex-prefeito de Holambra. Parece Holambra (133 km de São Paulo), conhecida como "cidade das flores", um dos 200 municípios com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
Parece Holambra, mas é Itaim Paulista, distrito no extremo leste de SP, com 22,3% de população de baixa renda e um dos três locais onde a mulher tem menos garantias sociais na cidade, segundo o SIM-DH (Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos).
A ideia de fazer uma espécie de filial da "cidade das flores" no extremo leste foi do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que importou de lá seu companheiro de partido Celso Capato, três vezes prefeito da cidade, para ser o subprefeito do Itaim Paulista.
A economia de Holambra depende das flores, geralmente cultivadas por holandeses fugidos nas décadas de 1940 e 50 da devastação do país provocada pela Segunda Guerra ou seus descendentes.
O grande evento da cidade é a Expoflora, festa (claro) de flores realizada anualmente em setembro. O principal paisagista da Expoflora é o holandês Jan Willem Van Der Boon. Foi ele que Capato contratou para cuidar das praças do Itaim Paulista.
Inicialmente, Van Der Boon e sua equipe fizeram o projeto paisagístico de 50 praças e do canteiro central das principais avenidas do distrito. O projeto está em plena fase de implantação. "Mudou o aspecto do bairro já. A gente tem percebido inclusive que as pessoas ajudam a cuidar", disse Capato.
O próximo passo será o treinamento dos funcionários da prefeitura. O contrato do paisagista é de dez meses. É esse o prazo que ele tem para qualificar equipes das subprefeituras e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Sim, porque a ideia não é restringir ao Itaim Paulista. A região da Vila Prudente deve ser a próxima, conforme o subprefeito Wilson Pedroso escreveu no Twitter (espécie de microblog).
De acordo com Capato, parte das flores usadas no paisagismo das praças e canteiros são de Holambra, mas boa parte é produzida em São Paulo mesmo, nos viveiros da prefeitura. Para ele, quando a ideia for implantada no centro o projeto de adoção de praças por empresas privadas deve ganhar um novo impulso. "[A prefeitura] vai conseguir muitas empresas para adotar as praças, porque é barata a manutenção."
Além de projetar o paisagismo das praças, a partir de outubro Van Der Boon também vai dar cursos de arranjos florais para os moradores do Itaim Paulista, segundo o subprefeito. "Imagine quando a pessoa mostrar o diploma do curso de arranjo floral assinado pelo paisagista da Expoflora. Vai conseguir emprego fácil", disse Capato. (EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: O espetáculo eleitoral
Próximo Texto: Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira com os filhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.