São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demanda por vaga e perfil do emprego vão mudar

DA SUCURSAL DO RIO

A projeção feita no estudo do Ipea estima que o ritmo de crescimento do número de empregos vai diminuir até 2020. Ao final de 2005, a projeção indica que o país terá de ter criado 1,4 milhão de empregos anualmente desde 2000. Entre 2015 e 2020, a necessidade de novos postos de trabalho será de 800 mil por ano.
Para fazer essa projeção, os pesquisadores trabalharam com a hipótese de a taxa de atividade da população em idade ativa (de 15 a 60 anos) e a taxa de desemprego permanecerem, até 2020, no mesmo patamar de 2000.
Uma tendência é certa: a força de trabalho vai envelhecer até 2020, acompanhando o processo que ocorre com toda a população.
"A força de trabalho brasileira vai envelhecer, e isso trará vantagens e desvantagens. De um lado, serão trabalhadores, em média, com mais experiência e maturidade. Por outro, haverá menos gente para fazer trabalhos que exijam mais capacidade física", afirma Ana Amélia Camarano, uma das autoras do estudo do Ipea.


Texto Anterior: Sistema de saúde tem de se preparar para atender idoso
Próximo Texto: Saúde pública: Benefício da vacina supera risco, diz ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.