São Paulo, Quinta-feira, 26 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto propõe novo nível para professor

RAQUEL SÁ
free-lance para a Folha

A diretoria da Andes (sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior) encaminhou ontem ao Ministério da Educação um projeto que prevê mudanças no plano de carreira dos professores universitários.
O texto cria o nível "professor associado" entre os níveis "professor adjunto" e "professor titular", os dois últimos da carreira.
Segundo a diretora da Andes, Ciomara Nunes, "quem está na docência há muitos anos, com pós-doutorado, só tinha a opção do concurso público para professor titular, com poucas vagas disponíveis".
O critério para a ascensão do professor adjunto para professor associado seria a avaliação do próprio trabalho docente, sem prova escrita.
A expectativa da Andes é que o MEC encaminhe o projeto de lei ainda neste ano ao Congresso.

Crédito
O novo sistema de crédito educativo (Fies) do Ministério da Educação conseguiu a adesão de 688 instituições particulares de ensino superior, ou seja, 77% das faculdades do país.
As instituições filantrópicas inscreveram 13 mil alunos no Fies, mas o governo acredita que até o fim do ano esse número possa aumentar. "Se a ação que as instituições moveram para não pagar o INSS não for aprovada no Supremo, o número de ex-bolsistas vai aumentar", disse Floriano Pesaro, diretor do Fies.
O Fies financia até 70% do valor da mensalidade do curso. O restante é bancado pelo aluno.



Texto Anterior: Educação: Estados discutem a distribuição de verba
Próximo Texto: Hospital do MA pode ter de pagar R$ 1 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.