São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA
Várias cidades do Estado também registraram geadas devido à presença de massa de ar polar; amanhã, temperatura deve subir
Depois de 19 anos, neva na primavera no RS


DA AGÊNCIA FOLHA

O Rio Grande do Sul registrou ontem, em plena primavera, neve nas cidades de Bom Jesus (218 km de Porto Alegre) e Cambará do Sul (185 km de Porto Alegre), fato que não ocorria no Estado desde o dia 30 de setembro de 1981.
A neve, segundo o 8º Distrito de Meteorologia, foi provocada por uma massa de ar polar, o que gerou, também, a formação de geada em cidades como Lagoa Vermelha, Uruguaiana, Santa Maria, Santana do Livramento, Encruzilhada do Sul e Bagé. São municípios de diversas regiões do Estado, o que mostra que a ocorrência de clima frio foi disseminada.
A temperatura mínima registrada ontem no RS foi de 0C em Cambará do Sul. Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,8C. A previsão é que hoje as temperaturas variem de -2C a 19C no Estado, com geadas ao amanhecer. A partir de amanhã, a temperatura deverá subir. É possível que chova e que esfrie novamente.
Para os meteorologistas do Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina, não é incomum nevar durante a primavera na região Sul do país. As massas de ar frio que chegam da Argentina podem atingir o Estado até o início de outubro.
Para hoje, não há previsão de neve, mas as temperaturas devem cair ainda mais, com geadas em várias partes do Estado.
Na capital paulista, houve uma queda brusca na temperatura máxima. Anteontem, segundo o Inmet, a temperatura máxima chegou a 31,9C; ontem, ela foi de 17,5C. A mínima foi de 12,4C.
"A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão, que começa em 21 de dezembro. Então ainda é normal ter características de inverno, pelo menos no início. O que não foi normal foi a intensidade do frio", disse Willians Bini Silva, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo ele, a massa de ar deve perder intensidade até a próxima quinta-feira.
A chegada de uma massa fria vinda do Sul estava prevista para o último sábado, mas, como no Sudeste estava quente e seco, sua chegada foi retardada e ela se fortaleceu. A entrada de frentes frias deve continuar até o final de outubro, mas com menos intensidade e provocando quedas menos acentuadas de temperatura.


Colaborou a Redação

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Panorâmica: Com multa, Unicamp prorroga até hoje inscrições em campus de Campinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.