São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERIOR DE SP

Justiça determina retirada de portão que ilhava comunidade de pescadores
A Justiça determinou a retirada dos cadeados e do portão instalados por donos de uma área de condomínios de alto padrão que ilharam uma comunidade de 150 pescadores ao lado do rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos (91 km de São Paulo).
Há nove meses, os moradores -entre eles, crianças, que vão diariamente para a escola- só conseguem deixar a comunidade de barco. A Justiça considerou que, por estar no local há mais de 20 anos, a comunidade tem direito de acesso às casas.
A comunidade, chamada Beira Rio, é formada principalmente por pescadores, que dependem do rio para sobreviver.
O bloqueio também impediu o acesso aos serviços de assistência social. Cerca de 30 crianças desnutridas perderam o auxílio da Pastoral da Criança porque as voluntárias ficaram com medo de atravessar o rio.
O advogado responsável por assuntos sociais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Laudelino Alves de Souza Neto, disse ter intermediado duas reuniões entre os proprietários e a comunidade para discutir um acordo, que ainda não foi feito. (DA FOLHA VALE)


Texto Anterior: Evento Folha: Política de hemoderivados será debatida
Próximo Texto: Violência: Passageiro é morto em assalto a ônibus
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.