São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BAHIA
Acidente não informado no prazo
Indústria é multada por vazamento de urânio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O CRA (Centro de Recursos Ambientais da Bahia) aplicou ontem uma multa de R$ 119,1 mil a Indústria Nuclear Brasileira em razão de um vazamento de 5.000 litros de licor de urânio.
O vazamento do produto ocorreu no mês de abril, em Caetité (756 km de Salvador), mas só foi divulgado anteontem por nove funcionários.
De acordo com o centro de recursos, pela legislação brasileira, a empresa deveria comunicar aos órgãos ambientais o vazamento do urânio em um prazo máximo de 24 horas.
O coordenador de segurança da Indústria Nuclear Brasileira, Hilton Lima, disse que o vazamento não contaminou o lençol freático e não prejudicou a saúde dos moradores da região.
A secretária da Saúde de Caetité, Moema Farias, confirmou que nenhum morador do município foi atendido com os sintomas da contaminação -dor de cabeça e manchas na pele.
O urânio extraído na cidade de Caetité é utilizado como combustível nas usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, localizadas no Rio de Janeiro. (LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Saúde: Consultora da OMS realiza palestras sobre as LER/Dort a médicos no país
Próximo Texto: Panorâmica: Choque entre ônibus e caminhão deixa 3 mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.