UOL


São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Desmaios podem ser benignos

JULIO ABRAMCZYK

O número de pessoas que sofrem desmaios (síncopes) ou apresentam escurecimento da visão seguida de queda, mas sem perder a consciência (pré-síncope), tem despertado a atenção dos médicos.
Na área de cardiologia, o Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP) vem se destacando por suas contribuições ao estudo das síncopes.
A mais recente contribuição é a tese de doutorado da médica Ana Cristina Pinotti Pedro Ludovice, que nos últimos cinco anos estudou no Incor a incidência de síncopes de origem vasovagal (um estímulo do sistema nervoso autônomo que desencadeia queda da pressão e desmaios) em pacientes com extra-sístoles e coração normal.
A extra-sístole é uma arritmia cardíaca decorrente de uma contração antecipada do coração, um batimento cardíaco fora de seu ritmo normal (sístole prematura). É como um tropeço quando estamos caminhando normalmente.
No estudo, Ludovice observou que em 40% dos que apresentaram síncopes e arritmia -mesmo tendo um coração normal- a causa do desmaio era o reflexo vasovagal, que tem tratamento.
O paciente com reflexo vasovagal pode ter prognóstico favorável em 80% dos casos.
A conclusão é que a evolução clínica desses pacientes é benigna, apesar da prevalência de pacientes com desmaios e extra-sístoles ventriculares sem problemas cardíacos ser alta.


Texto Anterior: Sem passar fome, dentista perde 43 quilos em 1 ano
Próximo Texto: Amamentação: Reunião debate vantagens
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.