São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORTALEZA

Professores invadem secretaria para protestar contra atraso de pagamento
Professores da rede de ensino municipal de Fortaleza, que estão em greve desde o dia 20 de outubro, invadiram ontem a sede da Secretaria da Educação do Município, em protesto contra o atraso de parte dos pagamentos aos docentes.
Os chamados aditivos -uma espécie de gratificação aos salários- não são pagos pela prefeitura aos professores desde agosto deste ano.
A manifestação também interrompeu o trânsito na avenida Pontes Vieira, uma das mais movimentadas da cidade.
Os cerca de 1.200 professores manifestantes só deixaram o local depois de falarem com a chefe de gabinete do secretário da Educação, Paulo Petrola, que agendou para hoje uma nova conversa com os grevistas.
Ainda na conversa, ficou acertado que a secretaria iria entrar em contato com a Procuradoria do Município, para restabelecer o pagamento dos aditivos.
Cerca de 25 mil professores trabalham nas escolas municipais da capital cearense.
"A perspectiva era de que eles receberiam neste mês, mas não aconteceu. Diante do impasse, os professores decidiram pela greve", afirmou ontem Gardênia Baima, do Sindiute (Sindicato Unificado dos Trabalhadores em Educação no Estado do Ceará). "Eles não têm mais como ir às escolas", completou.
"Os professores estão apreensivos com a possibilidade de calote. Então, ficarão com as atividades paralisadas até que o pagamento da dívida seja negociada e não haverá conclusão de ano letivo se não tiver o pagamento", disse.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, os aditivos ainda não foram pagos em razão de uma rotina administrativa.
No início deste mês, cerca de 200 professores e funcionários da rede estadual de ensino de Rondônia invadiram a Secretaria Estadual da Educação para protestar contra a falta de reajuste salarial.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: A olho nu: Eclipse da Lua acontece amanhã
Próximo Texto: Evento: Folha faz debate sobre livro de Gustavo Ioschpe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.