São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Assassinatos sobem pelo 4º mês seguido

Casos registrados em setembro aumentaram 8,7% em comparação com o mesmo período de 2010, afirma o governo

Nos nove meses do ano, no entanto, homicídios dolosos caíram 5,1% em comparação com o mesmo período de 2010

DE SÃO PAULO

Os casos de homicídios dolosos (intencionais) voltaram a crescer pelo quarto mês consecutivo no Estado de São Paulo em comparação com o mesmo período de 2010.
Dados divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) mostram que em setembro aconteceram 324 homicídios dolosos. No mesmo mês, em 2010, foram 298 casos -aumento de 8,7%.
Para o coordenador de Justiça e Segurança do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Renato De Vitto, o aumento dos homicídios pelo quarto mês consecutivo é preciso ser visto com cautela, pois pode refletir alguma sazonalidade no período.
"A diferença da quantidade de casos é pequena, mas é preciso ficar alerta e continuar acompanhando as ocorrências", diz. Comparando os nove primeiros meses dos dois anos, houve queda de 5,1%, de 3.218 para 3.056 casos -um caso pode ter mais de uma vítima. A comparação de um mês deste ano com o mesmo mês de 2010 é mais exata, segundo os técnicos, pois permite captar tendências criminais rapidamente.
Os latrocínios (roubos seguidos de morte) também aumentaram nos nove meses deste ano. Foram 209 casos. Aumento de 2,96%.
Para policiais, o aumento ocorre porque o Estado não reduziu os crimes contra o patrimônio, principalmente roubo e roubo de veículos. Para o comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, o aumento dos homicídios se deve ao maior consumo de bebidas alcoólicas e ao "afrouxamento da lei", que para ele atenuou a punição de quem é preso. "Antes pegávamos uma pessoa com um fuzil, prendíamos e ela continuava presa. Agora, ela pode pagar a fiança e sair", disse. (AFONSO BENITES E EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Entenda a paralisação
Próximo Texto: São Paulo tem oito roubos de veículos por hora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.