São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Polícia Federal prende 74 em três operações

Uma das quadrilhas, com 37 presos, contava com a participação de integrantes do PCC

DO RIO
DE CURITIBA
DE PORTO ALEGRE


Ao menos 74 pessoas foram presas ontem pela Polícia Federal em três diferentes operações. Deflagrada nos três Estados do Sul, a operação batizada de Mercúrio, prendeu 37 pessoas de uma quadrilha envolvida em roubo a caixas eletrônicos em Curitiba.
O grupo, que tem 53 pessoas, atuava também em assaltos a residências e a ônibus de turismo no Paraná. Duas pessoas continuam foragidas e 14 serão apenas indiciados.
Segundo o delegado Fabiano Bordignon, chefe das investigações, a quadrilha utilizava o tráfico para se "capitalizar" e tinha a participação de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).
Entre eles, estava um presidiário de Charqueadas (RS), que comandava parte das ações de dentro do presídio, segundo Bordignon. As drogas, segundo o delegado, vinham do Paraguai. Os integrantes da quadrilha também se abasteciam de armas no país vizinho. Na operação, foram apreendidos dois fuzis AR-15.
O grupo atuava havia dois anos, de acordo com a PF. Todos os 53 integrantes serão indiciados por roubo, formação de quadrilha e tráfico de armas e de drogas, entre outros crimes.
Os nomes dos presos não foram divulgados, já que a PF ainda investiga a verdadeira identidade dos criminosos.

TRÁFICO
No Rio Grande do Sul, a PF prendeu 30 pessoas em ação contra o tráfico de drogas. A operação Vezeiro ocorreu nas cidades de Jaguarão, Rio Grande e Pelotas, perto da fronteira com o Uruguai.
De acordo com a PF, foram apreendidos três carros, maconha e crack. Ao todo, 40 mandados de prisão haviam sido expedidos. Ainda segundo a polícia, os envolvidos são suspeitos de outros crimes na região, como tentativa de homicídio e roubos. Na fase de investigação da operação, que começou em fevereiro, outras 15 pessoas já haviam sido detidas.
Em São Paulo, Rio e Mato Grosso do Sul ao menos sete suspeitos foram presos sob acusação de integrar uma quadrilha de traficantes que atuava nesses Estados.
Até o fechamento desta edição, apenas um suspeito continuava foragido, em Mato Grosso do Sul. Os policiais cumpriram 11 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão.


Texto Anterior: Rio muda controle sobre morte violenta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.