São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão médico

Penteado errado faz cabelo cair

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Agressões repetidas ao couro cabeludo por tranças violentamente tracionadas podem acabar levando muitos fios para o ralo. Um sacrifício inútil, só para ficar na moda.
Quem chama a atenção para este problema é o dermatologista Antonio F. Defina, professor das muitas gerações de médicos que passaram pela Escola Paulista de Medicina/ Unifesp, em um dos números do Jornal Dermatológico (Ano 17, nš 101).
Para Defina, mães que se preocupam com o aspecto fotográfico do penteado, fazendo trancinhas, xuxinhas, papelotes com fitinhas coloridas, presilhas, elásticos e rabos-de-cavalo, não imaginam o mal que causam às filhas.
Com o estiramento exagerado dos cabelos, estes têm a nutrição prejudicada: a raiz (o bulbo) deixa de receber irrigação normal, tornando os frios frágeis, desnutridos e quebradiços, o que faz com que fiquem curtos e afinados. A parte anterior e lateral do couro cabeludo se torna parcialmente desnuda, recoberta por cabelos finos e curtos.
Esta perda de cabelos, denominada "alopecia por tração", pode tornar-se definitiva e comprometer futuramente a cabeleira. É mais observada em crianças da raça negra e mestiços, cujos cabelos são crespos, levando as mães a fazerem esses penteados tracionando os cabelos. Defina destaca ainda que devem ser evitados o uso de pentes e escovas com dentes apertados, de aço e de náilon.
E também que os adolescentes, ao fazer o rabo-de-cavalo, evitem tracionar muito os cabelos para trás, causando os mesmos males aos fios.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Livro dá dicas de como ter mais qualidade de vida
Próximo Texto: Instituto oferece bolsas a pediatras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.