São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursinhos irão contestar questão de biologia

DA REPORTAGEM LOCAL

A questão da prova de biologia sobre metameria (segmentação do corpo) em lulas será contestada pelos cursinhos Anglo e Etapa porque, na avaliação de seus docentes, não oferece resposta correta.
A pergunta da Fuvest dizia: "As lulas, lombrigas, minhocas e tênias eram reunidas antigamente em um mesmo grupo denominado Vermes, o que já não ocorre nas classificações atuais. Sobre as características morfológicas e de desenvolvimento desses animais, é correto afirmar que:". Pelo gabarito oficial, a resposta correta estava em: "As minhocas e lulas apresentam metameria, que não é encontrada nas tênias e lombrigas".
"Iremos pedir à Fuvest a anulação da questão porque tanto os livros didáticos do ensino médio quanto a literatura especializada de terceiro grau são unânimes em afirmar que os moluscos não apresentam segmentação", diz Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo.
"Lulas não têm metameria. Imagino que tenha havido uma falha na elaboração da questão", pondera Angelo Antonio Pavone, coordenador de biologia do Etapa. "Quando há alguma divergência em relação à resposta, informamos à Fuvest, para que decida sobre o que fazer", afirma Carlos Eduardo Bindi, coordenador-geral do Etapa.
"A lula apresenta metameria, mas no princípio embrionário. Isso é uma questão mais profunda, que não é discutida no ensino médio", diz Luiz Carlos Bellemello, professor de biologia do Objetivo.
O coordenador da Fuvest, Roberto Costa, afirmou ontem que a contestação encaminhada por escrito é enviada para análise da equipe examinadora. "Temos de aguardar a resposta da banca, que leva, em geral, de dois a três dias para decidir", disse.

Cartografia
Outra questão que causou polêmica foi uma de geografia que cobrava história cartográfica, pelo fato de não ser um assunto estudado no ensino médio. "Nem na universidade se estuda a fundo isso. Aprendemos sobre técnicas cartográficas", afirma Omar Fadil, do Etapa.
Gilberto Alvarez, coordenador-geral do Cursinho da Poli, concorda: "É algo muito específico".


Texto Anterior: Fuvest mais fácil pode elevar nota de corte
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.