São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravação revela incidente entre Boeing e avião

DA SUCURSAL DO RIO

Uma gravação divulgada no programa "Fantástico", da Rede Globo, mostrou um incidente no aeroporto Santos Dumont, no Rio, na última quarta-feira, envolvendo um Boeing 737 da Varig e um Bandeirante, da FAB (Força Aérea Brasileira).
A gravação do comunicado do piloto do vôo 2435 da Varig com os controladores indica que quase houve uma colisão com uma aeronave do Geiv (Grupo Especial de Inspeção em Vôo). O Boeing e o Bandeirante estavam pousando ao mesmo tempo na mesma pista.
O piloto da Varig encerra a discussão e anuncia que está no meio da manobra para evitar a situação de perigo.
Na gravação, controladores suspeitam que a quase colisão foi causada pela inexperiência de um dos controladores. "Não sei se o rapaz que está lá é novo. O que está acontecendo, essa turma nova que estão botando, o rapaz também está perdido, quem está lá não sabe o que fez", diz um dos controladores.
A Varig informou, em nota, que a atuação do piloto está dentro dos padrões aeronáuticos de segurança. "O próprio fato relatado é uma demonstração da perícia e capacidade de nossos profissionais na adoção de procedimentos que visam unicamente a garantia da segurança de nossos passageiros."
A Aeronáutica informou, por meio de nota, que irá investigar o caso. Diz ainda que o avião VRG 2435 teve seu plano de vôo por instrumento modificado para visual e foi instruída pelo Controle Rio a descer até a altitude de 2.500 pés.
De acordo com a nota da Aeronáutica, a aeronave recebeu também a informação de que havia outros aviões no circuito de tráfego do aeroporto Santos-Dumont e a instrução final de chamar a Torre do Rio.


Texto Anterior: Mais de 3.000 malas estão "perdidas" em aeroportos
Próximo Texto: Prefeitura de SP suspende rodízio até 29 de janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.