|
Próximo Texto | Índice
No RJ, Carnaval "chapa branca" tem recorde de dinheiro público
No total, foram repassados pelos três níveis de governoR$ 22,2 milhões para as agremiações do grupo especial
Só a estatal Petrobras deu R$ 6 milhões, distribuídos igualmente entre as escolas, em troca de camarotes, ingressos e marketing
PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO
Nunca as escolas de samba
do Grupo Especial do Rio contaram com tanto dinheiro público para preparar seus desfiles como neste Carnaval: ao todo, foram repassados R$ 22,2
milhões -dos cerca de R$ 50
milhões que as agremiações declaram gastar. No ano passado,
a verba pública total foi de R$
9,2 milhões.
Para este ano, a Prefeitura do
Rio liberou R$ 9,2 milhões, e o
governo do Estado, R$ 4 milhões. Nos dois casos, o dinheiro foi alocado sob a forma de
subvenção, sem a exigência de
contrapartidas. Para engordar
seus caixas ainda mais, após
promessa direta do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva, as 12
escolas da elite do Carnaval carioca receberam, pela primeira
vez, um patrocínio da estatal
Petrobras: R$ 6 milhões, distribuídos igualmente entre as
agremiações pela Liesa (Liga
Independente das Escolas de
Samba).
A Liga recebeu ainda R$ 3
milhões da petroquímica Braskem, sócia da Petrobras, e de
indústrias de plástico (clientes
da empresa). A Unipar, também parceira da Petrobras no
setor petroquímico, ainda estuda se patrocinará as escolas.
Lula justificou a determinação do patrocínio da Petrobras
como uma tentativa de deixar
as escolas menos vulneráveis à
suposta influência do tráfico e
do jogo do bicho. A estatal abriu
os cofres em troca de contrapartidas como camarotes, ingressos e ações de marketing
no Carnaval e durante o ano
nas quadras das escolas. Lula
também conclamou as duas petroquímicas privadas a investirem no Carnaval.
Outro ente público, a Prefeitura de Recife, também patrocina o Carnaval deste ano:
aportou R$ 3 milhões na Mangueira, que retratará na avenida o centenário do frevo. Segundo a secretária de Comunicação de Recife, Lígia Falcão, o
patrocínio é "um instrumento
de divulgação da cidade e de seu
Carnaval multicultural". E já
trouxe resultados práticos: "A
ocupação dos hotéis cresceu
10% e acreditamos que em parte foi por causa da mídia espontânea e da exposição que já tivemos", diz Samuel Oliveira,
secretário de Turismo.
A Petrobras, por sua vez, afirma que irá usar os espaços que
foram cedidos pela Liesa em
ações de "relacionamento com
seus clientes".
Próximo Texto: Frase Índice
|