São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barrados na Espanha, brasileiros reclamam do tratamento recebido

Oito pessoas deportadas chegaram ontem ao aeroporto de Cumbica (Grande SP)

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito brasileiros foram deportados da Espanha e chegaram ontem ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Ele tinham saído no último domingo com destino a Madri e fazem parte de um grupo de 20 brasileiros barrados em aeroporto de Barajas.
O consultor técnico Luiz Carlos Tojo, 48, um dos passageiros barrados, se queixou de ter sido tratado como "criminoso" em Madri.
"Fiquei supermagoado. Fui lesado moralmente", afirmou Tojo, que vive em São Paulo e viajava com a irmã para visitar outra irmã que reside na cidade espanhola de Zaragoza.
Tojo conta que os policiais perguntaram se ele tinha permissão e ele disse que não, pois estava apenas de visita ao país. Em seguida, foi colocado em um quarto pequeno e sem ventilação. Os brasileiros permanecerem no aeroporto por volta de 12 horas. Segundo a polícia espanhola, contatada pela reportagem, os brasileiros não cumpriam algum dos requisitos previstos na lei de imigração que abrange os países da União Européia. O órgão não especificou os requisitos.
O Ministério das Relações Exteriores foi procurado ontem pela Folha, mas não deu informações e nem confirmou o episódio. Apenas divulgou dados mostrando que o problema diminuiu, embora ainda atinja muitos brasileiros.
Segundo balanço da pasta, 3.013 brasileiros foram barrados na Espanha em 2007. No ano passado, foram 2.196.


Texto Anterior: Foco: Kassab diz que analisa desapropriar Jockey para transformá-lo em parque
Próximo Texto: Tecnologia: Abertas inscrições para programa de bolsas do UOL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.