São Paulo, sábado, 27 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

75% das escolas com 4ª série atingem metas de qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A melhora nas notas de português e matemática na 4ª série fez com que 75% das escolas com esse nível de ensino atingissem as metas estabelecidas pelo governo. O critério é utilizado para definir quais servidores receberão bônus salarial.
Para definir os objetivos, a Secretaria da Educação utiliza um índice chamado Idesp, que considera a nota dos alunos no Saresp (português e matemática) e indicadores de reprovação e evasão dos estudantes.
Nas demais séries, a proporção de escolas que chegou à meta foi menor: no ensino médio foi de 40%, e na 8ª série, 63%.
Segundo o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, é mais fácil implementar mudanças em turmas mais novas. Os alunos mais velhos acumulam mais anos de deficiência.
"A melhora na 4ª série indica que haverá uma onda de melhora nas outras séries. Esses alunos chegarão ao ensino médio", afirmou Paulo Renato.
A coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, entende que a melhora é "tímida" para garantir que, necessariamente, haja progresso nas séries seguintes.
Paulo Renato afirma que haverá aumento nos recursos para pagamentos de bônus por desempenho neste ano (de R$ 591 milhões para R$ 800 milhões). Assim, mais servidores deverão ser beneficiados.
Também deve haver um novo critério para premiar os melhores colégios da rede. No ano passado, ganharam bônus os 10% melhores. A ideia, afirma Paulo Renato, é ampliar o número de escolas bonificadas.

Ação focada
O governo informou também que 93% das escolas que tiveram desempenhos mais baixos nos exames de 2008 melhoraram no ano passado. Considerando todas as escolas da rede, o percentual foi de 57%.
O secretário afirmou que a melhora ocorreu devido a uma ação focada nos cem colégios com mais dificuldades. Houve, por exemplo, pacote de obras para as unidades. (FT e TB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Metodologia: Novo critério infla percentual de "suficientes"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.